11 de abril de 2025

Universidade SENAI CIMATEC promove lançamento da Rede Baiana de Mulheres em STEM

Na última quinta-feira (10), a Universidade SENAI CIMATEC, por meio do Núcleo de Extensão Comunitária, promoveu o evento de lançamento da nova Rede Baiana de Mulheres em STEM. O encontro ofertou palestra e roda de conversa conduzidas pela médica e assessora de inovação da Finep/MCTI, Julieta Palmeira. O objetivo principal foi fomentar a discussão sobre a necessidade de uma maior participação feminina nas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

A ação foi coordenada pela professora Marinilda Lima e reuniu iniciativas para mulheres de diferentes instituições, como UESC, UFBA, UFRB, UNEB, Fiocruz-BA, Universidade SENAI CIMATEC e UNESCO. De acordo com a docente, apesar de 58,9% da população universitária brasileira ser composta por mulheres, no recorte dos cursos de STEM esse número cai para 21%. “No mercado de trabalho a relação é ainda menor. Quanto mais visibilizarmos, mais conseguiremos nos aproximar dessas meninas. Elas precisam ver que tem mulher na engenharia, na área da ciência e da pesquisa”, afirma Lima.

A professora também está à frente da iniciativa “Garotas 4.0” da Universidade SENAI CIMATEC. “Vieram a ‘WoManTech’, da UFRB, a ‘Meninas na Ciência’, da Fiocruz, e várias outras. A proposta da rede é juntar todo mundo, trocar conhecimentos, realizar oficinas de tecnologias emergentes, de robótica e programação. Inclusive, temos um plano de ação para a criação de um evento anual”, acrescenta.